Projetos de Pesquisa

PROJETO E PARECER

 

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DA COMUNIDADE DE RIZÓBIOS NATIVOS DE FEIJÃO (Phaseolis vulgaris) DA MICRORREGIÃO DE CURITIBANOS.

Resumo: O feijão é uma das leguminosas mais cultivadas no Brasil. Por ser uma cultura muito exigente em Nitrogênio, a Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN) pode representar uma economia significativa no custo de produção, reduzindo o emprego de fertilizantes nitrogenados e o impacto que estes podem causar ao ambiente. Entretanto, o uso de inoculantes à base de rizóbios em feijão tem apresentado resultados inconsistentes, devido à utilização de microssimbiontes pouco adaptados às condições dos solos brasileiros. Diversas instituições de pesquisa têm aprofundado estudos na busca de rizóbios eficientes na FBN, adaptados às condições ambientais, assim como às exigências da cultura. Estes esforços têm levado ao isolamento de espécies que aumentaram a eficiência dos inoculantes produzidos. Porém, na região de Planalto Catarinense, onde se estima que seja gerado, cerca de 29% da produção do estado de SC, pouco ainda é conhecido sobre a comunidade de rizóbios associada ao feijão. Através de técnicas, como a do Número Mais Provável (NMP) em plantas é possível determinar o tamanho da comunidade de rizóbios presente no solo, assim como processar o isolamento desses indivíduos, a partir dos nódulos formados, para posterior caracterização e avaliação de seu potencial e eficiência na fixação biológica do N.

Período de Realização: 20/12/2016 até 21/12/2020

Coordenador (a): Gloria Regina Botelho

Carga horária semanal: 2 horas

Participantes: Jerri Edson ZilliEmbrapa Agrobiologia

Janaina Lisot-UFSC  (20 horas)

 

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.

Título do Projeto: ATIVIDADE E BIOMASSA MICROBIANA PARA MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SOLOS DA MESORREGIÃO DE CURITIBANOS, SC.

Resumo: O uso do solo para atividades agropecuárias gera alterações nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, em relação aos ambientes naturais. Essas atividades, quando inadequadamente conduzidas, podem gerar perdas significativas desse recurso ambiental. Essas perdas podem ser mais rapidamente detectadas pela parte biológica do solo. Dessa, fazem parte organismos vegetais, animais e microrganismos que são classificados por seu tamanho. Os microrganismos, associados à macro e mesofaunas são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, assim como pela ciclagem de nutrientes. O monitoramento da atividade e da biomassa microbiana pode servir como indicador, do nível de impacto que determinadas práticas podem exercer em processos dos solos, definindo sua qualidade. Na mesorregião de Curitibanos (SC), há intensa atividade agropecuária. Entretanto, não há estudos que quantifiquem o impacto dessas atividades nos solos da região, especialmente na comunidade microbiana. Práticas conservacionistas, como o plantio direto, causarão menos impacto na biomassa microbiana, e consequentemente, na manutenção da qualidade do solo. Parâmetros como respiração basal, quantidade de Carbono (C) e de Nitrogênio (N) e determinação de enzimas importantes no metabolismo microbiano, como fosfatases, urease têm sido utilizados para avaliar alterações na atividade e biomassa microbiana do solo. Esses parâmetros serão utilizados para determinar a qualidade dos solos da região sob diferentes usos.

Período de Realização: 21/12/2016 até 21/12/2020

Coordenador (a): Gloria Regina Botelho

Carga horária semanal: 1 hora

Participantes: Ieda de Carvalho Mendes- Embrapa Cerrados

Julio César de Andrade Silveira-UFSC (20 horas)

 

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.

 

Título do Projeto: ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE RIZÓBIOS DE BRACATINGA (Mimosa scabrella Benth.), DA MESORREGIÃO DE CURITIBANOS, PLANALTO CENTRAL CATARINENSE.

Resumo: Bracatinga, Mimosa scabrella Benth, é uma árvore nativa do sul brasileiro, muito utilizada pelos agricultores da região de ocorrência, pois é de grande versatilidade em seus usos e propriedades, com um bom potencial econômico, de relevante importância nos Biomas de ocorrência. Serve também como indicador de estágios de sucessão ecológica e de qualidade de florestas. Tem-se como objetivo neste trabalho isolar e caracterizar rizóbios de Bracatinga, coletados na mesorregião de curitibanos, localizado no planalto central catarinense, oriundos de nódulos formados em raízes de plantas cultivadas em solos de diferentes locais da região. Os isolados serão incorporados ao Banco de Germoplasma do Laboratório de Microbiologia, UFSC Campus Curitibanos. Futuramente, pretende-se avaliar a eficiência dos isolados na FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) em espécies florestais e/ou cultivos anuais, nas quais possa haver alguma compatibilidade.

Período de Realização: 20/12/2016 até 09/12/2019

Coordenador (a): Gloria Regina Botelho

Carga horária semanal: 1 hora

Participantes: Jerri Edson Zilli- Embrapa Agrobiologoa

Andressa Vasconcelos Flores-UFSC (1 horas)

Daniceli Barcellos (5 horas)

Vanessa Giseli Dambros (5 horas)

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.

Título do Projeto:       CONTROLE GENÉTICO DA CAPACIDADE DE NODULAÇÃO EM GENÓTIPOS LOCAIS DE FEIJOEIRO COMUM

 Resumo: O feijão é uma cultura de grande importância para o Brasil e sua área plantada vem reduzindo, por ser uma cultura bastante instável quanto à lucratividade. É uma cultura exigente em adubação, principalmente a nitrogenada, para alcançar produtividade que gere lucros ao agricultor. O feijoeiro, sendo uma leguminosa, possui a capacidade de se associar a bactérias fixadoras de N2, pertencentes ao gênero Rhizobium, que reduzem o N2 para a forma amoniacal NH3, possível de ser assimilada pelas plantas. Esta associação simbiótica depende de uma complexa interação existente entre o sistema planta – bactéria e para melhorar essa relação, é importante ter o conhecimento da ampla variabilidade genética existente para o feijoeiro e também, entre as espécies e estirpes de bactérias que realizam esse processo de fixação do N2. O presente projeto tem como objetivo principal melhorar a relação de simbiose entre a cultura do feijoeiro e as bactérias fixadoras de nitrogênio promovendo melhorias no suprimento de nitrogênio que a cultura necessita via fixação, e consequentemente reduzindo a necessidade de suprimento químico via adubação. Para tal objetivo, será estudado o controle genético da característica da capacidade de nodulação no feijoeiro, utilizando genótipos locais de feijão comum (Phaseolus vulgaris L.) do grupo gênico andino e mesoamericano. O experimento será realizado nos laboratórios e casas de vegetação da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus de Curitibanos (Curitibanos-SC). Serão utilizados dez genótipos locais de feijão comum coletados no estado de Santa Catarina, sendo cinco do grupo gênico andino e cinco do grupo gênico mesoamericano, além de duas cultivares comerciais: BRS Campeiro (mesoamericana) e BRS Embaixador (andina).  Além disso, serão utilizados sete isolados obtidos de nódulos de plantas inoculadas, com suspensão de solo de primeiro plantio, da mesorregião de Curitibanos, que apresentaram taxa de nodulação superior à da CIAT899 e a estirpe CIAT899 de R. tropici (padrão). O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso com quatro repetições, em esquema fatorial 12×7: 12 genótipos de feijão e sete isolados de nódulos de plântulas em solo de primeiro cultivo e a estirpe CIAT899 de R. tropici, utilizada como padrão.

Período de Realização: 01/02/2017 até 01/02/2019

Coordenador (a): Ana Carolina da Costa Lara

Carga horária semanal: 2 horas

Participantes: Gloria Regina Botelho- UFSC (2 horas)

Guilherme Nicolão

Viviane de Fátima Milcheski

                                  

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.

 

Título do Projeto:       INTERVALO DE SEGURANÇA ENTRE A APLICAÇÃO DO METSULFURON-METHYL E A SEMEADURA DO MILHO

 Resumo: O  carryover  é  definido  como  o  efeito  residual  de  herbicidas  sobre  culturas  que  serão implantadas em sucessão àquelas onde o herbicida foi utilizado. O metsulfuron-methyl é um herbicida recomendado para o controle de plantas daninhas em cereais de inverno, quando culturas sensíveis são semeadas em intervalos de períodos menores que o tempo de dissipação deste herbicida pode ocorrer sintomas  de  fitointoxicação  que  podem  inclusive  reduzir  a  produtividade  da  cultura.  Desta forma o presente estudo terá como objetivo avaliar o efeito do herbicida metsulfuron-methyl sobre o desenvolvimento e produtividade da cultura do  milho, buscando-se determinar o período de tempo seguro entre a aplicação deste herbicida e a semeadura deste cereal. O experimento será conduzido a campo, na área experimental da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos, nas  safras  2017/18  e  2018/19,  de  forma  idêntica,  a  fim  de  obter  resultados  mais  conclusivos.  Os experimentos terão inicio no mês de junho e término em abril. O delineamento experimental utilizado será o de blocos casualizados, com 13 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos serão dispostos em  esquema  fatorial  (2  x  6)  +  1.  O  primeiro  fator  será  composto  por  duas  doses  do  herbicida metsulfuron-methyl  (2  e  4  g  ha-1  de  ingrediente  ativo).  O  segundo  fator  será  representado  por  6 épocas de semeadura do milho em relação a aplicação do herbicida (0, 15, 30, 45, 60 e 75 dias após a aplicação – DAA), além de uma testemunha sem a aplicação do herbicida, para servir como padrão de comparação. As variáveis analisadas serão: porcentagem de fitointoxicação das plantas de milho, altura  das  plantas,  altura  de  inserção  de  espiga,  estande,  diâmetro  e  comprimento  de  espigas, número de grãos por espiga, peso de mil grãos e produtividade. Espera-se com a realização deste estudo estabelecer um intervalo seguro entre a aplicação do metsulfuron-methyl e a semeadura do milho. Ao término da análise dos dados será elaborado um resumo para o 31º Congresso Brasileiro da Ciência das  Plantas  Daninhas,  que  acontecerá  em  agosto  de  2018  em  Curitiba-PR  e posteriormente será escrito um artigo científico para ser submetido a um periódico científico da área de ciências agrárias.

Período de Realização: 01/03/2017 à 31/12/2019

Coordenador (a): Naiara Guerra

Carga horária semanal: 2 horas

Participantes: Adriano Lopes Carneiro- UFSC (4 horas)

Diego Pizzatto- UFSC (4 horas)

Gabriel Dalla Costa- UFSC (4 horas)

Jaqueline Schmitt- UFSC (4 horas)

Wilian Jochem- UFSC (4 horas)

                                  

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.

 

Título do Projeto: CITOGENÉTICA DE Physalis peruviana L.(SOLANACEAE) IRRADIADAS COM

60 Co-?

Resumo: Mutações induzidas por radiações gama, como o 60Co-? são amplamente empregadas para a geração de novas variedades no melhoramento genético de plantas. Essa técnica pode constituir uma importante ferramenta para a criação de novos genótipos em espécies que possuem variação genética restrita em caracteres de importância econômica, como o tamanho do fruto, como é o caso de populações de Physalis peruviana L. encontradas no Brasil. Desse modo, com o objetivo de auxiliar no programa de melhoramento genético de fisális desenvolvido no IMEGEM da UDESC-CAV, o projeto tem como objetivos avaliar o efeito de diferentes doses de radiação por 60Co-? sobre o genoma de populações de P. peruviana L. Serão analisados o ciclo celular, por meio da avaliação dos índices mitótico e metafásico e da frequência de alterações cromossômicas estruturais e estimado o conteúdo de DNA nuclear de gerações M2. Para isso, sementes de quatro populações de P. peruviana L. submetidas à irradiação com 60 Co-? a dosagens de  0, 250 e 500 Gy serão colocadas para germinar a 25ºC. Radículas provenientes serão fixadas e submetidas à maceração enzimática. As lâminas serão confeccionadas pela técnica de dissociação celular. Serão realizadas análises do índice mitótico; índice metafásico e frequência de anormalidades cromossômicas.  Para a determinação do conteúdo de DNA nuclear, folhas jovens de três plantas por tratamento e de Pisum sativum (padrão interno) serão coletadas, fragmentadas com o auxílio de um bisturi em tampão de extração LB01. Será adicionado à suspensão o tampão de coloração contendo iodeto de propídeo e RNase. As mesmas serão analisadas no citômetro de fluxo e será estimado o conteúdo de DNA e o tamanho do genoma em Mpb. Considerando que a existência de variação genética é fundamental para o melhoramento genético, a indução de mutações e a avaliação do seu impacto sobre o genoma de P. peruviana, constituem alternativas interessantes para a criação de variabilidade em caracteres do fruto de ciclo em fisális.

Período de Realização: 06/03/2017 até 31/12/2018

Coordenador (a): Patrícia Maria Oliveira Pierre Castro

Carga horária semanal: 2 horas

Participantes: Rafael Silveira Valderrama- UFSC (8 horas)

Altamir Frederico Guidolim- UDESC (2 horas)

Nicole Trevisani- UDESC (2 horas)

Saulo Marçal de Sousa- UFJF (2 horas)

                                  

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.

 

Título do Projeto: ESTRATÉGIA DE ADUBAÇÃO ANTECIPADA, FLUXO DE GASES DE EFEITO ESTUFA E PRODUTIVIDADE EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA 

Resumo: Os Sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) integram mais de uma atividade durante um ano agrícola na mesma área, proporcionando uma complementariedade no uso dos recursos naturais. Nesse sentido, quando se faz a adubação nitrogenada das forrageiras de inverno tem proporcionado melhorias em sua qualidade e produção, e tratando da cultura subsequente, maior rendimento. Espera-se que as emissões dos gases de efeito estufa, sejam reduzidas com a utilização do nitrogênio apenas no período de inverno, devido ao maior reaproveitamento desse elemento nesses sistemas. O presente trabalho busca avaliar a produtividade de um sistema integrado de produção agropecuária com utilização da adubação de sistema e sua influência na emissão de gases de efeito estufa. O experimento será conduzido na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Curitibanos – SC. A altitude média de 1000 metros, clima Cfb temperado e precipitação media anual de 1500 mm. O solo é classificado como Cambissolo Háplico de textura argilosa (550 g kg-1 de argila). Delineamento experimental de blocos ao acaso com parcelas subsubdivididas, com 4 repetições. Os tratamentos serão divididos entre o período de inverno e verão. O período de inverno corresponde pelas doses de nitrogênio (0 kg ha-1, 75 kg ha-1 e 150 kg ha-1), sob a pastagem de aveia preta (cv. IAPAR 61). A subparcela, será composta pelas alturas de manejo da pastagem de aveia. A subsubparcela é composta pela cultura de verão (milho no primeiro ano e soja no segundo), onde doses de nitrogênio serão utilizadas (0 kg ha-1, 75 kg ha-1 e 150 kg ha-1). Para a aveia será determinada a densidade populacional de perfilhos, altura da pastagem, massa de forragem, porcentagem de matéria seca, produção total. Para as culturas de verão, serão determinados os componentes morfológicos, massa de mil sementes e produtividade. Durante a condução das culturas será quantificado a emissão de óxido nitroso (N2O) e o metano (CH4), o método usado será o de câmara estática, utilizando uma base com diâmetro de 25 cm. Após coletadas as amostras serão determinadas por cromatografia gasosa através do equipamento GC – Shimadzu 14-A. Outros atributos do solo, como umidade, densidade, porosidade e nitrato e amônio disponível em cada tratamento, também serão avaliados e correlacionados com a emissão e produção das culturas. Os resultados serão submetidos à análise da variância, utilizando-se o teste de Tukey (p<0,05) para a comparação entre médias dos tratamentos.

 

Período de Realização: 01/03/2017 até 01/08/2018

Coordenador (a): Jonatas Thiago Piva

Carga horária semanal: 3 horas

Participantes: Kelen Cristina Basso- UFSC (3 horas)

Eduardo Brancaleoni de Almeida (3 horas)

Felipe Bratti (3 horas)

Guilherme Romani de Mello (3 horas)

Priscila Grella Moretti (3 horas)

Guilherme de Mello Rossini (3 horas)

Ricardo Henrique Ribeiro(3 horas)

 

                                  

Parecer: O projeto está devidamente registrado no SIGPEX e de acordo com as diretrizes institucionais, sendo o parecer favorável à aprovação.